Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

INFORMAÇÃO É TUDO!

Hoje constatei que uma pessoa bem informada vale por mil. Aconteceu que fui a um sindicato hoje e não tinha noção dos meus direitos ou dos colaboradores do meu antigo setor na empresa que trabalhei.

Tinha lido em alguns sites que um banco de horas trabalhado em qualquer empresa, que tem a mesma interpretação da hora extra, deve ser pago com o valor integral da hora trabalhada acrescido a 50% da mesma. Por exemplo, se você ganha R$ 4,00 a hora, fazendo extra ela vale R$ 6,00. Isto é lei!

Outra coisa que não sabia. Um operador de telemarketing, se for fazer banco de horas, deve fazer um intervalo de no mínimo 2 horas antes de começar de novo a atender. Quantos funcionários já tiveram redução de audição por não saberem disso?

Os sindicatos não agem porque não têm conhecimento das atrocidades que as grandes empresas fazem com os seus funcionários visando apenas o lucro. Ou o trabalhador tem medo da demissão porque precisa do emprego ou não tem interesse em correr atrás dos seus direitos. Às vezes é uma mescla dos dois. O pior: na maioria dos casos o funcionário nem sabe dos seus direitos.

O fato é: temos que buscar a informação. E correr atrás do que nos pertence. Até quando ficaremos calados vendo coisas erradas acontecerem debaixo dos nossos olhos e fingirmos que não existem? Todo ano é descontado por lei um dia de trabalho seu para ser repassado ao sindicato. Se você contribui todo ano, porque não fazer valer a sua contribuição? Afinal, um sindicato está aí para isso mesmo.