Total de visualizações de página

sábado, 15 de outubro de 2011

COMPRAS PELA INTERNET - CONFIÁVEL?

Caros blogueiros, muita gente tem medo de comprar pela internet. Naturalmente fiquei com um pé atrás na minha primeira compra, mas depois se tornou viciante. Existem alguns sites de compras que são melhores do que as próprias lojas físicas. É isso mesmo! Melhores!

Uma vantagem é que você não precisa sair de casa, compara os preços num único local e em alguns minutos, simula o valor final com ou sem frete e a forma de pagamento, vê o prazo de entrega e acompanha o andamento do seu pedido. A única coisa indesejável é a ansiedade em receber o que você comprou.

Sabemos que há muita desconfiança nas lojas virtuais, mas não precisa ser bem assim e, até tem suas vantagens. Quanto tempo você levaria para encontrar um produto no centro comercial de sua cidade? Considere também o tempo perdido devido as lojas não estarem uma do lado da outra. Claro que é sempre bom pesquisar para comprar um produto mais barato. Uma economia para o nosso bolso sempre deverá ser bem-vinda.

Mas, muitas da vezes essa economia supera uma pesquisa em lojas físicas quando se procura o mesmo produto na internet. Por exemplo: uma palmilha ortopédica aqui em Fortaleza custa em média R$ 120,00. No site da Fisiostore ela sai mais em conta, por volta de R$ 75,00 já incluído o frete e com opções de pagamento parcelado no cartão. E isto se extende a todo e qualquer tipo de compra em outras áreas como: eletrônicos, esportes, cama e banho, higiene e assim por diante.

Outro detalhe importante é quanto a rapidez na resolução de problemas do mesmo. Esses dias recentes comprei um par de patins e dois fones para PC no site virtual da Polario. Tive a ingrata surpresa ao abrir a caixa das encomendas onde só havia um fone e diferente do que eu comprei. Imediatamente mandei um e-mail e a loja ficou de verificar o que houve na expedição. Reconhecido o erro, deram-me umas opções de compensação pelo desgaste. Sugeri estorno do valor do fones, mas não era possível fazê-lo. Então o representante me ofereceu depositar em minha conta o valor dos fones e para minha surpresa foi feita a transferência assim que respondi o e-mail concordando (toda a negociação foi feita por e-mail). E melhor: ainda fiquei com o fone! Mudou completamente o meu conceito!

Claro que haverá lojas virtuais que não te tratarão assim, fazendo você se desgastar para resolver o problema através de meios legais. Mas há algumas lojas que considero extremamente confiáveis: Submarino, Americanas.com, Compra Fácil, eFacil, NetShoes (recordista em entregar em 48hs), Extra.com e muitas outras.

Já comprei dessas lojas acima, para exemplificar o seguinte: 2 notebooks, um dvd player, impressora, blu-ray, livros no Submarino; um hd externo de 2TB no Compra Fácil; outro notebook no Extra.com; celulares desbloqueados na Americanas.com; parafusadeira, câmera filmadora, aspirador de pó na eFacil e assim por diante. Todas com um prazo de entrega excelente e confiável.

Uma dica que eu dou é verificar no site da Ebit as lojas com ótimas classificações (Ouro e Diamante). Além disso esse mesmo site te dar uma opção de busca nestas lojas do produto que você deseja comprar. Há também outros sites de busca como o Buscapé.

No Mercado Livre é bom comprar de Vendedor Jurídico (lojas) e como forma de pagamento 'Mercado Pago', pois qualquer problema há o estorno garantido para o cartão de crédito. Sempre procure ver a qualificação do vendedor.

Uma outra alternativa também, podem ser os sites de compras coletivas. Esses sites geralmente oferecem produtos com até 70% de desconto do valor normal. Já cheguei a me empanturrar com sushi numa compra que fiz num desses sites. Tenho relatos de amigos meus que compraram hambúrgueres a R$ 0,01 (um centavo).

Vale salientar que também há ricos envolvidos. Um colega de trabalho comprou no Groupon e nunca recebeu o produto. E mais: ao entrar em contato com eles, não obteve sucesso em resolver o problema de imediato. Resumindo: hovue dor de cabeça.