Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

PS3 DESBLOQUEADO OU DESTRAVADO? - FAKE!

Ontem, aqui em Fortaleza, me deparei com um panfleto que recebi na entrada do North Shopping, de uma loja vendendo PS3 destravado. Pensei: será que já conseguiram a façanha de destravar o PS3 fisicamente ou reprogramaram a CFW (custom firmware)?

Fui à loja mencionada tirar a limpo o que significaria essa destrava. Falei com a vendedora que a princípio me disse que eu poderia rodar Blu-ray gravados com a imagem do jogo original. Ela voltou atrás com a informação e pediu ajuda a um colega seu. Eu a acompanhei e perguntei ao ajudante dela se a destrava fazia e, voilá: NÃO RODA BLU-RAY GRAVADO. A destrava, segundo o mesmo, trata-se de se colocar os jogos no HD, ou seja, JAIL BREAK (JB).

Então afirmo em dizer que não há ainda destrava para os jogos do PS3. O que existe é um meio de burlar o sistema do console colocando os jogos no HD interno ou num HD externo e se divertir. Sou ousado em afirmar que já tenho esse CFW instalado no meu PS3 e emulo vários jogos direto do meu HD externo. Inclusive nunca mais comprei jogo nenhum. Baixo-os da internet.

Nunca considerei e não considero o JB uma destrava. Graças ao GeoHot, hacker que conseguiu criar esse Firmware customizado, se consegue copiar literalmente os jogos originais para os HD's. Detalhe: você ainda precisa ter um BD original dentro do console, pois o mesmo é que dará o "arranque" inicial do jogo no HD. Outro detalhe: você fica praticamente banido por conta própria da PSN (PlayStation Network), local onde os azilados disputam partidas online, pois jamais se pode atualizar o sistema do PS3 via internet. O JB deixa o console com a atualização de 3.55 e para entrar na PSN tem que ter a última atualização que está bem acima dessa versão. Acima disso não há outro JB, até o momento que eu saiba.

É importante salientar que se você instalar um JB falso ou enganoso, poderá "brikar" o seu videogame. Ou seja, jogou fora todo o seu direiro, pois não há como ressucitar o seu PS3. O bom de se ter um JB é que você pode instalar outros aplicativos não-oficiais para o PS3, chamados de homebrews (tipo "algo feito em casa", "caseiro"). Eu tenho uma homebrew bem legal que emula jogos do SNES. Isto mesmo! Do SNES!

Se você era azilado em jogar MARIO KART, TOP GEAR, SUPER MARIO WORLD, BOMBERMAN e outros de sua infância, poderá fazê-lo novamente com a mesma qualidade do SNES original. Basta baixar as roms e ser feliz. "Jogar SNES no PS3?", alguém poderia dizer. Sim, se valer a pena reviver a jogabilidade desses jogos, vá em frente.

Conclusão: NÃO SE ILUDA de comprar um PS3 destravado. Não existe! Se comprar, faça tendo a ciência que não poderá fazer a última atualização e nem jogar online. Em compensação: economia garantida e os últimos lançamentos no seu HD.